22 Dicas Saudáveis Pra Te Acudir A Perder calorias

Como Ganhar peso Veloz E Com Saúde?


Exercícios Para Emagrecer A Gordura Da Barriga Em Só dois Minutos

Estima-se que anualmente ao menos 1/quatro da população apresente sintomas relacionados ao estômago, contudo menos de 10% destes pacientes buscam auxílio médica. O que é o estômago. O que é dispepsia. Quais são os sintomas do estômago. Que doenças causam sintomas do estômago. Medicamentos que causam dispepsia. Por esse artigo abordaremos só os sintomas relacionados a doenças do estômago.


Para saber sobre algumas causas de agonia abdominal, leia: Dor Pela BARRIGA | Agonia ABDOMINAL | Principais causas. O que é o estômago? Para apreender outras das doenças e dos sintomas do estômago é necessário compreender um pouquinho da anatomia e do funcionamento desse órgão. Serei momentâneo nesta definição para o texto não permanecer maçante. O estômago é um órgão muscular, oco e elástico, qualificado de se dilatar para ganhar os alimentos, localizado no quadrante superior esquerdo do abdômen. Quando engolimos um alimento, esse desce pelo esôfago e chega ao estômago.


Entre o estômago e o esôfago há um esfincter, uma espécie de válvula que evita o retorno do alimento de volta para o esôfago, mesmo que o paciente fique de cabeça pra pequeno. O estômago secreta ácido clorídrico e enzimas que digerem, principlamente, as proteínas contidas nos alimentos. Ao inverso do que se imagina, quase não há absorção de alimentos no estômago, só um tanto de carboidratos acessível e aminoácidos. O papel do estômago é digerir, quer dizer, quebrar moléculas grandes em moléculas pequenas, para que estas possam ser absorvidas mais à frente nos intestinos.


O estômago é um órgão musculoso, qualificado de se contrair, auxiliando na digestão e pela passagem dos alimentos para o resto do trato digestivo. O que é dispepsia? Dispepsia é um termo que compreende uma série de sintomas relacionados ao estômago. A dispepsia está normalmente associada ao que os pacientes costumam referir como indigestão ou dor de estômago. A dispepsia está habitualmente associada a quadros de gastrite ou úlcera gástrica, todavia, mesmo doenças fora do estômago podem causá-la, como síndrome do intestino irritável, cólica biliar e esofagite. A dispepsia bem como poderá ser causada por remédios, como anti-inflamatórios e alguns antibióticos.


Vamos falar um tanto das principais doenças que provocam sintomas estomacais. Gastrite significa inflamação do estômago. A gastrite pode ser aguda, quando se desenvolve mais rápido, ou crônica, quando a inflamação se instala lentamente e persiste por numerosos meses. A gastrite aguda é geralmente causada por álcool, anti-inflamatórios e intoxicações alimentares. O sintoma mais comum da gastrite é a queimação na “boca do estômago”.



A gastrite poderá piorar ou aprimorar após alimentação. Cada paciente reage de um jeito desigual às refeições. A queimação no estômago é o sintoma mais comum, todavia qualquer um dos sintomas englobados no termo dispepsia poderá surgir em um paciente com gastrite (leia: SINTOMAS DE GASTRITE). As gastrites se não tratadas são capazes de evoluir com erosões da mucosa do estômago, levando à formação das úlceras. As úlceras pépticas são aquelas causadas na ação do ácido clorídrico na parede do duodeno, estômago ou esôfago.



  1. Opção 2: Filé de frango + salada de agrião ou couve ( ou outra folha de tua preferência)

  2. Trocar o prato por um prato pequeno: o prato pequeno faz com que se coloque menos comida nele

  3. Comer De três Em 3 Horas
  4. Faça 90 por cento de suas refeições em moradia

  5. 4º e 11º dia

  6. um xícara de caldo light ou água fria


As duas principais causas de úlceras são abuso de anti-inflamatórios e a infecção pela bactéria H.pylori. Os sintomas da úlcera péptica ocorrem habitualmente quando o estômago está vago. Após uma refeição, os alimentos permanecem no estômago por duas a 3 horas. Todavia, o estimulo à secreção do ácido persiste durante até cinco horas, quer dizer, em períodos no qual o estômago agora encontra-se vazio.


Este é o momento em que a úlcera começa a causar sintomas. Os sintomas da úlcera péptica assim como são capazes de passar-se durante a noite, habitualmente entre às 23h e 2h, no momento em que ocorre uma estimulação natural da secreção de ácido pelo estômago. É inconfundível das úlceras a melhora dos sintomas após o paciente comer qualquer alimento.


Do mesmo jeito que nos casos de gastrite, as úlceras costumam causar um queimação ou agonia pela região do estômago, todavia, cada sintoma de dispepsia é possível. Períodos de dispepsia, que duram novas semanas, alternando com períodos livres de dor, por semanas ou meses, é uma característica das úlceras pépticas. A intensidade da dor estomacal não é suficiente para diferençar uma gastrite de uma úlcera. A úlcera não necessariamente é mais sintomática que a gastrite. Pra saber mais a respeito úlceras e gastrite, leia: GASTRITE | ÚLCERA GÁSTRICA. A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) acontece a toda a hora que o esfíncter que separa o estômago do esôfago localiza-se incompetente, permitindo o refluxo de suco gástrico, extremamente ácido, em direção ao esôfago.


Os sintomas mais comuns da DRGE são azia e regurgitação. Necessita-se suspeitar de refluxo por todo paciente com dispepsia que apresentar azia ou regurgitação como principais queixas. Para saber mais a respeito da doença do refluxo gastroesofágico, leia: HÉRNIA DE HIATO | Refluxo gastroesofágico. O câncer do estômago é uma causa incomum de dispepsia.


Não obstante, nos pacientes com mais de 45 anos de idade, principalmente se forem fumantes e portadores da bactéria H.pylori, esta alternativa de diagnóstico necessita ser levada em conta. Perda de calorias não intencional. Complexidade para engolir.(leia: DISFAGIA - Dificuldade Para ENGOLIR). Anemia ou deficiência de ferro inexplicada (leia: ANEMIA | Sintomas e causas).



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *